Definição e origem

Definição

Padrão Paisley ou apenas Paisley é um termo em inglês para desenhos usando Buta ou Boteh, um motivo vegetal em forma de gota de origem persa.

Tais desenhos tornaram-se muito populares no Ocidente nos séculos 18 e 19, após as importações de versões pós-Mughal do design da Índia, especialmente sob a forma de xales da Caxemira, e foram então imitadas localmente.

Origem

Assemelhando-se a uma lágrima torcida, o paisley em forma de figueira é de origem persa, mas seu nome ocidental deriva da cidade de Paisley, no oeste da Escócia, um centro de fabricação textil onde os desenhos de paisley foram produzidos.

Alguns estudiosos de design acreditam que é a convergência de um spray floral estilizado e uma árvore de ciprestes: um símbolo zoroastrista da vida e da eternidade.

É um cedro curvado, e o cedro é a árvore Zaratustra plantada no paraíso. A árvore celestial estava “dobrada” sob o peso da invasão árabe e conquista muçulmana da Pérsia.

O cedro “curvado” também é sinal de força e resistência, mas modéstia. O motivo floral foi originado na Dinastia Sassanid e mais tarde na Dinastia Safávida da Pérsia (de 1501 a 1736), e foi um dos principais padrões têxteis no Irã durante as dinastias Qajar e Pahlavi.

Nestes períodos, o padrão foi usado para decorar aposentos reais, coroas e roupas judiciais, bem como tecidos usados ​​pela população em geral.

Segundo os historiadores do Azerbaijão, o desenho vem dos tempos antigos do zoroastrismo e é uma expressão da essência dessa religião. Posteriormente, tornou-se um elemento decorativo amplamente utilizado na cultura e arquitetura azerbaijana.

O padrão ainda é comum na Grã-Bretanha e em outros países de língua inglesa em gravatas masculinas, mas permanece popular em outros itens de vestuário no Irã e nos países do Sul e da Ásia Central. É bordado com fios de ouro ou prata em seda ou outros tecidos de alta qualidade para presentes, casamentos e ocasiões especiais.

No Irã e no Uzbequistão, o seu uso vai além da roupa – pinturas, jóias, afrescos, cortinas, toalhas de mesa, colchas, carpetes, paisagismo para jardim e cerâmica também procuram o design buta. No Uzbequistão, o item mais freqüentemente encontrado com este desenho é o tradicional doppi.

Em Tamil Nadu, o manga maalai (colar de manga) com brincos correspondentes é uma característica tradicional da dança bharathanatyam.

É um desenho muito utilizado em saris Kanchipuram. Algumas vezes foi associado ao hinduísmo.

Em outros idiomas

As palavras francesas modernas para paisley são Boteh, Cachemire (Caxemira) e Palme, sendo esta última uma referência à palmeira, que, juntamente com o pinheiro e a cipreste, é um dos tradicionais motivos botânicos que influenciaram a forma do elemento paisley, como é conhecido agora.

Em várias línguas da Índia e do Paquistão, o nome desse desenho está relacionado à palavra manga:

Em bengali: Kalka

Em tamil: mankolam, padrão de manga

Em Marathi: koyari, semente de manga

Em Hindi / Urdu: carrey ou kerii, manga não madura

Em Punjabi: ambi, from amb, manga.

Em chinês, é conhecido como o “Padrão de presunto ham” (火腿 纹 huotuiwen).

Na Rússia, este desenho é conhecido como “pepino” (огурцы).

Fonte: Wikipedia